top of page

Do Micro ao Macro

Aqui, você explora imagens incríveis que revelam as estruturas ocultas da matéria. Desde os detalhes microscópicos (microestruturas) até as grandes formas visíveis a olho nu (macroestruturas), descubra como a ciência enxerga o universo em diferentes escalas.

Liga Cu-Al.png

Microestutura

Liga Al-Cu

Microestrutura lamelar de uma liga Al-Cu (33,2% Cu). A matriz é uma solução sólida rica em Al com átomos de Cu. Os relevos (ou lamelas) são uma fase de CuAl2. As ligas da série 2xxx como são conhecidas, com a adição de outros elementos de liga, podem ser aplicadas em pistões, rebites, tanques de combustível e baús de caminhões.

Corte 

Teste de Impacto

Esta imagem mostra os resultados de um impacto de teste de laboratório entre uma pequena esfera de alumínio viajando a aproximadamente 6,8 km/segundo e um bloco de alumínio de 18 cm de espessura. Esse teste simula o que pode acontecer quando um pequeno objeto de detrito espacial atinge uma espaçonave.

Impacto.png
51 01.jpg

Microestutura

Revestimento de Cromo

As ligas de alumínio são utilizadas para confeccionar a câmara de combustão dos blocos de motor em ferramentas motorizadas. A liga de alumínio recebe um recobrimento de cromo duro. O revestimento de cromo tem elevada dureza e portanto, confere excelente resistência ao desgaste, além de diminui o coeficiente de atrito. 

Microestrutura

Liga 17Cr-Ni6,6

A liga de 17-Cr-Ni6,6 é usada na confecção de virabrequins forjados a quente. Essa liga após tratamento térmico (cementação - tempera - revenimento) apresenta a microestrutura demonstrada na imagem. Na região próximo a superfície, a peça  tem uma microestrutura de martensita revenida uma vez que esse é o local com maior teor de carbono do componente e o primeiro a resfriar. No núcleo, tem-se microestruturas de martensita revenida e bainita devido ao menor teor de carbono na região central da peça e a menor taxa de resfriamento durante a têmpera.

1119_RSN_50x_01.jpg

Microestutura

1119_RSN_10x_TG_0002.jpg

Tamanho de Grão

O ensaio que determina o tamanho de grão é uma análise realizada por microscopia óptica  para avaliar a organização dos grãos em um material. O tamanho de grão é medido com base em normas (como ASTM E112) e é fundamental para entender propriedades mecânicas, como resistência e ductilidade. Materiais com grãos menores, por exemplo, tendem a ser mais resistentes.

bottom of page